Colocação em funcionamento e montagem de sensores indutivos
Colocação em funcionamento e montagem de sensores indutivos
Montagem e tipo de instalação
Ligação elétrica
Sensores de comutação digital estão disponíveis com saídas PNP, NPN ou Namur, sensores de medição com saída de tensão (0...10 V) ou saída de corrente (por exemplo, 4...20 mA ou 0...10 mA).
É permitida uma ligação paralela de sensores de 3 fios. Como a resistência interna do sensor ligado tem efeito sobre os iniciadores restantes, devem ser utilizados aqui díodos de desacoplamento.
Diagramas de ligação
Os diagramas listados mostram o estado de ligação sem amortecimento. Um sensor está num estado amortecido assim que um objeto se encontra na sua área de deteção. Nos diagramas, Z designa a posição típica da resistência de carga, Uz designa a tensão que é aplicada nesta resistência de carga. Se Uz = high (≈ + Vs), então flui uma corrente, se Uz = low (≈ 0 V), então não flui nenhuma corrente através da resistência de carga. Uma resistência de carga entre a saída e +Vs é chamada de resistência de pull-up, uma resistência de carga entre a saída e 0 V é chamada de resistência de pull-down.
Saída PNP ou NPN
Sensores com saída PNP ou NPN são concebidos como 3 fios (+Vs, saída e 0 V) e funcionam com corrente contínua (DC). Com sensores PNP, a resistência de carga está situada entre a saída e 0 V (resistência de pull-down), enquanto nos sensores NPN está entre +Vs e a saída (resistência de pull-up). A saída PNP é ligada à tensão de funcionamento positiva ao comutar (saída de comutação positiva), enquanto a saída NPN é ligada à tensão de funcionamento negativa ao comutar (saída de comutação negativa). Contactos normalmente abertos ou normalmente fechados definem a função de comutação. Os contactos normalmente abertos também são referidos como normally open (NO) e os contactos normalmente fechados como normally closed (NC). Ao amortecer com um objeto, os sensores com função de contacto normalmente aberto estabelecem ligações de contacto (Uz = high), enquanto os sensores com função de contacto normalmente fechado separam ligações (Uz = low).
Explicações dos diagramas de ligação
Os diagramas listados mostram o estado de ligação sem amortecimento. Um sensor está num estado amortecido assim que um objeto se encontra na sua área de deteção. Nos diagramas, Z designa a posição típica da resistência de carga, Uz designa a tensão que é aplicada nesta resistência de carga. Se Uz = high (≈ + Vs), então flui uma corrente, se Uz = low (≈ 0 V), então não flui nenhuma corrente através da resistência de carga. Uma resistência de carga entre a saída e +Vs é chamada de resistência de pull-up, uma resistência de carga entre a saída e 0 V é chamada de resistência de pull-down.
Disposição de montagem
Para excluir qualquer influência não intencional no campo de medição e, assim, alcançar as distâncias máximas de comutação, as instruções de montagem devem ser seguidas e as distâncias mínimas especificadas devem ser observadas. Se as distâncias mínimas não forem observadas, deve-se esperar uma redução nas distâncias de comutação. Recomenda-se testar o sensor diretamente na respetiva aplicação.
Se os fatores de correção para diferentes situações de instalação estiverem especificados na folha de dados do sensor, eles terão prioridade sobre as diretrizes gerais abaixo.
Com a instalação nivelada, a superfície ativa da cabeça do sensor fica ao mesmo nível que o material do portador (metal). O tipo de material do portador influencia a distância de comutação.
Com a instalação não nivelada, a superfície ativa não é circundada pelo metal do portador. Desta forma, o campo elétrico é menos atenuado, o que possibilita maiores distâncias de comutação.
Na montagem em metais ferromagnéticos, certifique-se de que a superfície ativa projeta-se pela distância X; os sensores podem ser instalados nivelados em materiais não ferromagnéticos (por exemplo, metais não ferrosos). As respetivas instruções de instalação devem ser observadas para sensores de medição de distância.
Para excluir a influência mútua de sensores opostos, as distâncias mínimas devem ser observadas.
Binário máx. de aperto
Para evitar danos ao instalar o sensor de proximidade, os binários de aperto especificados não devem ser excedidos. Os valores reduzidos em aproximadamente 30% aplicam-se à área da cabeça do sensor.
Instruções de montagem para caixas sem rosca
Cargas pontuais fortes na caixa, como as que ocorrem, por exemplo, aquando da fixação com parafusos sem cabeça, devem ser evitadas (IFRM 03, 04, 06). A instalação incorreta pode causar danos irreversíveis ao sensor de proximidade. Os sensores com um diâmetro de caixa de 6,5 mm são vantajosamente montados com o bloco terminal de plástico 10109474.
Configuração/programação
Funções de programação da Baumer
Os sensores Baumer AlphaProx com curva característica linearizada, fator 1 e sensores High Sensitivity têm uma função de programação com vários modos de programação. Isto significa que a área de medição pode ser configurada livremente dentro dos limites especificados. Se, por exemplo, for necessária uma pequena área de medição com um grande desvio de sinal, esta pode ser limitada a alguns milímetros. A direção de atuação da saída analógica também pode ser invertida, se necessário.
Além disso, os pontos de ativação e desativação de uma saída digital podem ser especificados. Eles podem estar dentro e fora da área de medição programada individualmente.
Programação da posição inicial (por exemplo, 0 V), posição intermediária (por exemplo, 5 V) ou posição final (por exemplo, 10 V) da área de medição. Neste modo de programação, a curva característica de saída pode ser alterada sem alterar a respetiva sensibilidade ou inclinação. Ela serve para compensar eletronicamente as tolerâncias de instalação e, portanto, permite um ajuste rápido e fácil na produção em série.
A programação de 2 pontos é usada em aplicações nas quais dois pontos de referência (posição inicial e final) podem ser aproximados. Ao definir a área de medição, a sensibilidade ou inclinação da curva característica de saída pode ser perfeitamente adaptada à aplicação e as tolerâncias de instalação e fabrico podem ser compensadas. A primeira posição aprendida corresponde sempre ao valor inicial (por exemplo, 0 V) e a segunda ao valor final (por exemplo, 10 V). Dependendo da sequência de programação, a curva característica de saída aumenta ou diminui quando o objeto de medição se aproxima.
Sensores de distância analógicos com uma saída digital adicional têm uma janela de programação digital em vez de uma programação de 2 pontos analógica. Isso permite que seja definida uma área de distância válida ou inválida entre o objeto de medição e o sensor para a saída digital, independentemente do sinal de saída analógico. Dependendo da sequência de programação, a saída digital é HIGH ou LOW quando o objeto de medição está dentro da área de distância ensinada. Esta função de programação serve para gerar um sinal de comutação separado, independente do sinal analógico, por exemplo, para uma comutação de posição final.
Factory Reset
Todos os sensores com funções de programação têm uma reposição de fábrica para repor o sensor com as configurações de fábrica.