Os sensores ultrassom Baumer podem ser instalados de forma flexível em qualquer posição. Durante a montagem, entretanto, deve garantir que nenhum material possa se depositar no transdutor (Transducer). Gotas de água e fortes incrustações no transdutor de som podem prejudicar o seu funcionamento.
Para evitar interferência mútua entre os sensores, devem ser observadas distâncias mínimas específicas entre os sensores, dependendo do tipo de sensor:
As distâncias mínimas nem sempre podem ser mantidas numa aplicação. Aqui são utilizados Sensores com modo de sincronização. Com estes tipos de sensores, os ciclos de transmissão dos sensores individuais são sincronizados para reduzir as distâncias mínimas.
No modo de sincronização, os pinos de controlo de todos os sensores são ligados uns aos outros numa área limitada. Isso aciona a medição simultânea de todos os sensores. Sinais interferentes que chegam ao sensor mais tarde devido à sua maior distância de deteção são ignorados. Até oito sensores podem ser comutados sincronizadamente entre si por meio dos pinos de controlo.
Um LED indica a força do sinal recebido e o estado do estágio de saída. Aplica-se o seguinte:
Os sensores ultrassom com função de programação diferem dos tipos convencionais pela sua utilização simplificada e mais diversificada simplesmente pressionando um botão. Ponha fim aos tempos em que os utilizadores tinham que lutar com potenciómetros que eram difíceis de configurar.
A configuração dos dois pontos de comutação Sde 1 e Sde 2 pode ser selecionada livremente dentro dos limites específicos do sensor.
Com a ajuda do potenciómetro integrado, a distância entre sensor e refletor (posição do refletor Sde) pode ser adaptada às respetivas condições. Esta compensação é apoiada pelo auxiliar de configuração:
Todas as configurações podem ser feitas com o botão de programação integrado.
Se o botão for pressionado por mais de dois segundos, o sensor muda para o modo de configuração. Isto é indicado após dois segundos pelo piscar do LED verde no sensor. Após soltar o botão, o LED continua a piscar. A posição desejada do refletor Sde é aprendida na próxima vez que o botão for pressionado.
Todas as configurações podem ser feitas com o botão de programação interno.
Os LED no visor indicam a sensibilidade do recetor. Ele pode ser acedido a qualquer momento pressionando o botão de programação, mesmo quando o bloqueio da programação está ativo.
Colocar o sensor no modo de configuração: pressionar o botão de programação por aproximadamente dois segundos até que o LED verde comece a piscar. Soltar o botão de programação. O LED verde mostra agora o estado de comutação. Pressionar o botão de programação repetidamente até que a sensibilidade necessária seja definida e o LED verde fique permanentemente aceso. A sensibilidade é indicada pelos LED amarelos no visor.
Conclusão do processo de programação: pressionar o botão de programação por cerca de dois segundos até que o LED verde comece a piscar rapidamente. Soltar o botão de programação. O indicador LED apaga-se!
Colocar o sensor no modo de configuração: pressionar o botão de programação por aproximadamente quatro segundos até que o LED vermelho comece a piscar. Soltar o botão de programação. O LED vermelho está agora continuamente aceso. Pressionar o botão programação até que o atraso de ativação necessário seja definido.
nenhum LED aceso; atraso de aproximadamente 5 ms
1.º LED aceso; atraso de aproximadamente 10 ms
2.º LED aceso; atraso de aproximadamente 20 ms
3.º LED aceso; atraso de aproximadamente 40 ms
4.º LED aceso; atraso de aproximadamente 80 ms
5.º LED aceso; atraso de aproximadamente 160 ms
6.º LED aceso; atraso de aproximadamente 320 ms
Conclusão do processo de programação: pressionar o botão de programação por cerca de dois segundos até que o LED vermelho comece a piscar rapidamente. Soltar o botão de programação; o atraso está definido.
O novo procedimento de programação qTeach, confortável e sem desgaste, foi desenvolvido e apresentado pela Baumer.
Para ensinar os sensores, tudo que tem de fazer é tocar em qualquer ferramenta ferromagnética. Uma luz LED azul fornece um feedback visual claro. Para evitar a manipulação incorreta, a programação qTeach bloqueia-se automaticamente após cinco minutos.
Se o botão de programação for pressionado por mais de dois segundos, o sensor muda para o modo de configuração. Isto é indicado pelo LED de duas cores a piscar no sensor. Após soltar o botão, o LED vermelho pisca e o limite da área perto do sensor (Sdc) é aprendido na próxima vez que o botão for pressionado. A seguir, o LED amarelo pisca e o limite mais distante (Sde) é aprendido usando o botão. O sensor confirma o processo de programação concluído acendendo ambos os LED por dois segundos.
Opção a pedido
Saída PNP digital separada com um ponto de comutação que pode ser programado via programação.
Definição da função de saída 10... 0 V
Se o limite mais distante (Sde) for aprendido primeiro e, em seguida, o limite de área perto do sensor (Sdc), o sensor emite um sinal de saída invertido de 10... 0 V.
Os desvios de linearidade são causados principalmente por imprecisões de medição dentro do sensor e mudanças na temperatura ambiente. As informações sobre resolução, variação de temperatura e reprodutibilidade especificam o erro de linearidade.
Nos sensores de medição de distância com saída de corrente, a queda de tensão na resistência da carga é proporcional à corrente de saída. Para garantir que o estágio de saída funcione corretamente, a resistência máx. de carga não pode ser excedida.
Define a alteração mínima na posição do objeto que causa uma mudança de tensão ou corrente na saída do sensor.