Triangulação

User_Knowledge_Photoelectric_Sensors_Technology_2.jpg

O feixe de luz atinge o objeto como um pequeno ponto. O recetor do sensor (linha de fotodíodos) deteta a posição deste ponto. Dependendo da distância, o ângulo de incidência muda e, portanto, a posição do ponto de luz no recetor. A linha de fotodíodos é lida por um microcontrolador integrado. O controlador calcula o ângulo exato a partir da distribuição da luz na linha do fotodíodo e a partir deste calcula a distância até ao objeto. Esta distância é transmitida para a porta de série ou convertida numa corrente de saída proporcional à distância. O microcontrolador garante elevada linearidade e precisão de medição. A combinação de linha de fotodíodo e microcontrolador permite a supressão de reflexos disruptivos e, portanto, resulta em dados fiáveis ​​em superfícies críticas. O sensor adapta-se a diferentes cores alterando a sua sensibilidade interna, o que o torna quase independente da cor do objeto. Uma saída digital é ativada se não houver nenhum objeto dentro da área de medição ou se for recebida luz insuficiente para detetar corretamente um objeto, por exemplo, se o sensor estiver sujo. A resolução possível e a precisão mudam com a distância. A mesma distância Δd, que causa uma grande alteração no ângulo α1 próximo do sensor, causa uma alteração muito menor no ângulo α2 mais distante (veja o desenho). Este comportamento não linear é corrigido pelo microcontrolador para que o sinal de saída seja linear à distância.

Produtos: Laser - Sensores de distância


Funções de medição

Funções de medição

Formas de feixe

Além dos diferentes tamanhos e alcances, o formato do feixe desempenha um papel importante. Graças ao desenvolvimento contínuo, a Baumer agora oferece três formatos de feixe diferentes no seu portfólio com o novo princípio de medição "multipontos":


Áreas de foco

Os sensores de distância a laser permitem a medição de distância e posição de elevada precisão com uma resolução inferior a um micrómetro. Na prática, entretanto, existem efeitos de interferência que podem reduzir a exatidão de repetição das medições de distâncias óticas. Com a introdução de áreas de foco selecionáveis, os sensores de distância a laser Baumer OM70 permitem uma exatidão de repetição local significativamente melhor e, assim, garantem resultados de medição mais fiáveis ​​e maior segurança de processo para tarefas de medição automatizadas.


Particularidades


Time of Flight (medição do tempo de funcionamento)

Reflexionslichtschranken1.PNG

A medição do tempo de funcionamento é um método para medição indireta da distância medindo o tempo que demora para um sinal percorrer o caminho de medição. Na prática, significa que um transmissor envia um pacote de sinal, que é refletido no objeto e recebido pelo recetor. O tempo de funcionamento e/ou mudança de fase é avaliado no sensor e convertido numa distância. Com a tecnologia de tempo de funcionamento, os objetos podem ser registados com precisão e fiabilidade em grandes distâncias.


Sensores de secção de luz multipontos

Lichstschnittsensoren-Zeichnung_v3.jpg

O princípio de medição multipontos inovador da Baumer é baseado no método da secção de luz. Com base no princípio de triangulação, o feixe de laser de até 62 mm de largura é mapeado numa matriz de recetor e até 600 informações de distância são determinadas. A avaliação inteligente destas informações de distância ocorre diretamente no sensor, que calcula a distância resultante. Graças a uma resolução de até 2 µm numa frequência de medição de 500 Hz, o sensor oferece resultados de medição excecionalmente estáveis ​​e precisos.

Produto: Sensores de borda e altura – OX7

Para o topo