Vantagens

As mais recentes câmaras CMOS de obturador de persiana, como a da série Baumer CX com sensores Sony STARVIS, são caracterizadas por alta sensibilidade e baixo ruído e são ideais para aplicações em ambientes industriais. Combinado com a alta velocidade do sensor, as câmaras são usadas em cada vez mais aplicações que antes eram reservadas para modelos com sensores de obturador globais.

Vantagens em comparação com câmaras de obturador global:
Exemplos de aplicações:

Modo de funcionamento

Métodos de exposição de obturador de persiana e obturador global em comparação

Obturador de persiana ou obturador global são dois obturadores totalmente eletrónicos que são utilizados ​​em sensores de imagem CMOS. Eles controlam o tempo de exposição e, portanto, a quantidade de luz (quantidade de fotões) que está dentro do sensor da câmara – nos pixels – convertida em eletrões, quantificada e emitida como um valor digital.
Enquanto um sensor de obturador global expõe toda a área da imagem ao mesmo tempo e, portanto, gera uma imagem "como um flash", um sensor de obturador de persiana expõe as linhas individuais em momentos diferentes e produz uma imagem com base nisso.

Efeito de obturador de persiana

Se um objeto se move mais rápido do que o tempo de exposição e leitura do sensor, a gravação pode ser distorcida devido à exposição de passagem – ocorre o chamado efeito de obturador de persiana.

Grafik_Rolling-Shutter_Rolling-Shutter-Effekt_1200x387px.jpg
Gravação de imagem à esquerda com e à direita sem efeito de obturador de persiana

Com altas taxas de atualização de até 100 imagens/s, as câmaras CMOS atuais e rápidas com sensores de obturador de persiana Sony Starvis minimizam visivelmente este efeito e abrem, assim, uma infinidade de aplicações.

Evite os efeitos do obturador de persiana

Alguns sensores de obturador de persiana têm um modo de operação especial: o chamado obturador de reinicialização global. Tal como acontece com o obturador global, todos os pixels são expostos ao mesmo tempo, enquanto o processo de leitura ocorre linha por linha com um deslocamento de tempo. Como resultado, cada linha do sensor é exposta por tempos diferentes e uma curva de brilho é gerada na imagem gravada. Possíveis distorções devido ao efeito do obturador de persiana ainda são visíveis. Isso pode dificultar a avaliação da imagem estável.
No entanto, se combinar o modo de operação de reinicialização global de obturador com iluminação flash e sombra de luz externa, o efeito do obturador de persiana pode ser evitado. Se o flash dominar a exposição e outras luzes estranhas forem suprimidas, todos os pixels receberão a mesma quantidade de luz. A subsequente leitura linha por linha e o comprimento diferente de exposição das linhas resultante, então, não desempenham mais um papel, uma vez que nenhuma luz estranha está envolvida. Se a câmara também estiver alinhada de tal forma que a direção do movimento do obturador corresponda à do objeto, uma redução adicional na distorção geométrica pode ser alcançada através do efeito do obturador de persiana.

Grafik_Rolling-Shutter_Global-Reset-Shutter_1200x900px_EN.jpg

Comparação de métodos de exposição

Grafik_Rolling-Shutter_Recommondation-Shutter-Type_Flash-light_1200x750px_EN.jpg
Comparação de métodos de exposição ao utilizar uma iluminação de flash
Grafik_Rolling-Shutter_Recommondation-Shutter-Type_Continuous-light_1200x750px_EN.jpg
Comparação de métodos de exposição ao utilizar luz diurna

Exemplos de aplicações

Se os objetos de inspeção estiverem estacionários, moverem-se lentamente ou pararem para a captura de imagens, as câmaras com sensor CMOS de obturador de persiana são ideais e oferecem uma ampla gama de aplicações.


Linha de produtos


Transferências


Também pode ser do seu interesse:

Para o topo