Introdução

Algumas aplicações requerem a transmissão de imagens de câmaras para vários dispositivos periféricos, por exemplo, quando um processo é monitorizado com um sistema automatizado e é necessário um sistema separado para a monitorização manual. Baumer GAPI e as câmaras Baumer suportam este chamado Multicasting. Também permite a distribuição de tarefas a diferentes clientes recetores, que podem então trabalhar numa imagem em paralelo. Os resultados são transmitidos apenas para um sistema central, para reduzir o tempo necessário para calcular tarefas complexas de processamento de imagens.

Num cenário de multicasting, um servidor (por exemplo, uma câmara Baumer GigE) disponibiliza o fluxo de dados para vários clientes na rede. Importante: apenas um dispositivo pode configurar a câmara, todos os outros dispositivos de receção são "apenas de leitura" e conseguem ler a configuração, mas não conseguem alterá-la. Eles apenas recebem o fluxo de dados. O multicasting também pode ser usado para duas aplicações independentes executadas em paralelo num sistema (PC).

 

Nota

Os endereços IP da câmara e do cliente recetor devem estar na mesma subrede local para permitir o multicasting. Certifique-se de que todos os componentes de rede suportam o modo Multicasting. Erros de configuração podem causar uma quantidade considerável de tráfego de dados desnecessário!

 

 


Baumer GAPI Multicast: exemplo

O exemplo do SDK 103_Multicast.cpp mostra um exemplo de configuração detalhada da câmara com multicasting. Quando inicia a aplicação pela primeira vez após a compilação, ela assume o controlo com acesso de leitura e gravação à câmara. A aplicação irá também configurar automaticamente a câmara para suportar multicasting e iniciar o fluxo de imagem.

Os parâmetros abaixo configuram um multicasting numa câmara Baumer:

VT_Message_Channel_Destination.png

"MulticastStream"permite Multicasting para o fluxo de imagem. Se estiver definido como "true", também será definido um endereço IP de multicasting.

"StreamChannelDestinationAdress" especifica o endereço IP sob o qual o multicasting é disponibilizado.

"MulticastMessage" permite Multicasting para os eventos da câmara. Se estiver definido como "true", também será definido um endereço IP de multicasting.

"MessageChannelDestinationAdress" especifica o endereço IP sob o qual os eventos de multicasting são disponibilizados.

Pode então iniciar a aplicação uma segunda vez. Desta vez, o estado da câmara "Apenas de leitura" é reconhecido e a aplicação pode receber o fluxo de imagens como cliente.


Suporte

Em caso de dúvidas, contacte o nosso Technical & Application Support Center.

Telefone: +49 3528 4386 845
E-mail: [email protected]

Para o topo