Colocação em funcionamento simples e rápida

Mais configurações são possíveis através do IO-Link do que com a chamada aprendizagem no sensor, como a seleção livre de pontos de comutação, áreas de medição ajustáveis, funções de filtro e muito mais. Isso significa que os sensores podem ser configurados de forma fiável para as várias aplicações. Os parâmetros podem ser configurados de modo fácil e independente do local, utilizando as interfaces do operador no PC ou em dispositivos móveis. A transferência automática de parâmetros oferece valor acrescentado adicional, o que garante que o IO-Link Master possa transferir as configurações para o novo sensor Baumer quando o sensor for substituído. Além disso, a parametrização simples e automática ao alterar formatos ou receitas durante a produção permite uma flexibilidade máxima com utilização máxima da máquina.

Dual Channel – Use as vantagens das interfaces digitais e analógicas ao mesmo tempo

O padrão IO-Link define um modo de operação convencional para comutação de sensores com o modo SIO (modo Standard In-Out). O controlo analógico não é possível com sensores IO-Link padrão. Este tópico é abordado por meio de canal duplo – os sensores podem ser operados analógicos, digitais ou por meio de ambos os canais ao mesmo tempo.
 

Positions-Anwesenheits-Sensorik-O500W-420x300.jpg

Graças ao canal duplo com saída analógica, o sensor pode ser operado em arquiteturas de controlo clássicas, bem como por meio de uma interface digital. Isso significa que os sensores têm uma saída analógica de 4… 20 mA e uma interface IO-Link digital. Assim, por exemplo, ao colocar o sensor em funcionamento, as vantagens do IO-Link podem ser usadas, o que simplifica significativamente a parametrização, mas o sensor ainda pode controlar o processo através da saída analógica de 4…20 mA. Isso significa que, mesmo que o controlador ainda não tenha sido convertido para IO-Link, as vantagens do IO-Link podem ser aproveitadas. Também é possível usar os dois canais ao mesmo tempo. Isso garante flexibilidade máxima para uma ampla variedade de aplicações de automação de processos.

Valor acrescentado devido aos dados do sensor

Os dados são a base mais importante para a otimização do processo e da produção. Graças à interface IO-Link digital, dados de acesso valiosos podem ser tornados acessíveis. A base para isso, no entanto, são sensores com funções primárias excelentes. Os dados adicionais representam apenas um valor agregado real se os sensores fornecerem valores de processo confiáveis ​​e precisos para controlar e monitorizar os sistemas de forma mais eficaz.

Graças ao IO-Link, os sensores podem comunicar ao controlador dados secundários adicionais, como dados de processo ou diagnóstico, ou até mesmo salvá-los para acessá-los, se necessário. Isso pode incluir informações sobre a condição do sensor, como a temperatura do sensor. Além disso, graças ao IO-Link, um sensor pode fornecer vários valores físicos medidos. No sensor de pressão PP20H, além de informações sobre a pressão, por exemplo, os valores de temperatura também podem ser lidos e o sensor de condutividade CombiLyz AFI fornece informações sobre os valores de concentração do meio, além da condutividade. Isso permite que os processos sejam otimizados e manutenções dispendiosas sejam evitadas. Graças à transmissão digital de dados, os dados também podem ser comunicados ao controlador sem perdas de transmissão, uma vez que a conversão analógica não é mais necessária.

Glossário do IO-Link

Pode encontrar descrições mais detalhadas das funções e definições individuais do IO-Link aqui.

Acessar o glossário IO-Link

Portfólio de produtos

Tecnologia de ligação IO-Link

As suas vantagens

Teaser_Service_Support_IO-Link_Nutzen_EN.jpg
Mais sobre IO-Link
Para o topo