Vantagens da compressão de imagem JPEG integrada

É executada uma compressão de imagem diretamente na câmara, isso resulta em muitas vantagens para uma estrutura do sistema e utilização flexíveis e rentáveis.


Funcionamento da compressão de imagem JPEG

Em 1992, a norma ISO/IEC 10918 foi publicada pela Joint Photographic Experts Group (JPEG) e reúne várias partes, em especial a compressão efetiva de fotografias individuais, bem como o formato para guardar JFIF (JPEG File Interchange Format). É um dos formatos de imagem mais utilizados.

A compressão ocorre em fases divididas. As imagens a cores são convertidas do espetro de cores RGB para o modelo de cor YCbCr. Este consiste na luminância Y (brilho) e nos dois componentes de cor Cb (crominância azul-amarelo) e Cr (crominância vermelho-verde). As informações das cores são reduzidas através de filtragem de baixa passagem e subamostragem. Isto explora o facto de o olho humano resolver cores de um modo significativamente inferior em relação às diferenças de luminosidade.

Da esquerda para a direita: imagem original (espetro de cores RGB) e a sua divisão nos componentes Y, Cb e Cr.
Após a conversão, ocorre uma divisão para cada componente (Y, Cb e Cr) em blocos de 8x8, assim como a sua transformação discreta de cosseno (DCT). A redução efetiva dos dados é conseguida através de uma quantificação posterior. A etapa final da compressão da imagem é uma reordenação dos coeficientes relacionados com a frequência e uma codificação de entropia. Para se obter um elevado desempenho, estes processos podem ser executados em paralelo.
Processo da compressão de imagem JPEG
A compressão JPEG ocorre basicamente com perdas, uma vez que a qualidade da imagem é reduzida. Para imagens monocromáticas, uma taxa de compressão na área de 5:1 ocorre sem perdas a nível visual. A uma taxa de 10:1, a qualidade é suficiente para muitas aplicações. No entanto, taxas de compressão mais elevadas levam a artefactos fortes na imagem, tais como a formação de blocos e graus nos cantos. Ao utilizar imagens a cores RGB, podem ser utilizadas taxas de compressão de 12:1 para imagens sem perdas visuais ou 35:1 para boa qualidade.

Implementação em câmaras LXT

As câmaras LXT baseiam-se em sensores CMOS modernos com alta resolução e elevada velocidade. As imagens não comprimidas são transferidas através da veloz interface 10 GigE diretamente para o PC. A compressão JPEG pode ser ativada como funcionalidade opcional no Camera Explorer ou SDK. Para tal, deve ser selecionado primeiro um formato de píxéis adequado à aplicação (Mono8 ou YCbCr422_8). De seguida, a compressão de imagem JPG integrada por parâmetro "Image Compression Mode" = JPEG pode ser facilmente ativada premindo um botão.
A taxa de compressão JPEG pode ser configurada de forma flexível na área de 30–100% através do parâmetro "Image Compression Quality", permitindo assim um ajuste individual da qualidade da imagem para a respetiva aplicação.
Da esquerda para a direita: imagem original, compressão de 80% (8:1), compressão de 30% (16:1)
São suportadas imagens monocromáticas ou a cores de 8 bits. Um cálculo de cor de alta qualidade (em parte, num ambiente 5×5), bem como a conversão para YCbCr422_8, é efetuado para câmaras a cores. A compressão de imagem JPEG ocorre de modo sequencial com desempenho total do sensor. A latência adicional devido à compressão é insignificante. A implementação ocorre com base na norma GigE Vision 2.0 por tipo de Payload de JPEG. O fluxo JPEG gerado contém todos os cabeçalhos e pode ser guardado diretamente num ficheiro JPEG. Também transmitidos nos metadados um carimbo de tempo e a posição ROI no fluxo JPEG. Não está prevista uma imagem de pré-visualização ou a transmissão paralela de imagem original e JPEG.

Exemplos de aplicações

A compressão de imagem JPEG pode ser utilizada sempre que sejam necessárias sequências de imagem durante um período de tempo mais longo. Especialmente se a largura de banda da transmissão ou da unidade de armazenamento for limitada ou se o PC não puder realizar o processamento adicional, por ex., para várias câmaras. Uma vez que a qualidade da imagem é um pouco baixa em comparação com a original, não se recomenda a sua utilização para aplicações metrológicas.

Software Support

Estão disponíveis várias opções de software para uma fácil integração e utilização das câmaras VLXT.JP.


Linha de produtos


Transferências

Para o topo