Um transmissor numa caixa separada envia a luz para um recetor separado. Se o feixe de transmissão for interrompido pelo objeto, ele é considerado como detetado.
A área ativa (A) de uma barreira de luz unidirecional é igual ao diâmetro da lente do recetor ou do transmissor. A zona de aceitação (B) do remetente e do destinatário é maior. No entanto, é importante apenas para ajuste e operação perto de superfícies brilhantes. No caso de barreiras de luz laser unidirecionais focadas, a área ativa corresponde ao diâmetro do feixe de laser, desde que seja menor que a lente recetora ou a abertura do lado recetor.
Características e vantagens
Devido à disposição separada, podem ser alcançados grandes alcances com grandes reservas de sinal em comparação com sistemas de reflexão equivalentes. As barreiras de luz unidirecionais são, portanto, mais adequadas para serem utilizadas em condições ambientais desfavoráveis, por exemplo, com sujidade, poeira e humidade.
A zona ativa constante e claramente definida permite uma reprodutibilidade elevada e constante em toda a área de deteção.
O ponto de comutação é independente do tipo de superfície do objeto.
Montagem e instruções de configuração
O transmissor e o recetor devem estar alinhados um com o outro. Quanto mais estreito for o ângulo de emissão e receção, maior deve ser a precisão com que isso deve ser feito.
Barreira de luz refletora
O transmissor e o recetor estão colocados na mesma caixa. A luz infravermelha, vermelha ou laser emitida é refletida de volta para o recetor por um refletor triplo ou uma película refletora. Se o objeto interromper o feixe de luz (o sensor não recebe luz), a saída muda de estado.
Características e vantagens
Ótica de lente única Os feixes de transmissão e receção estão no mesmo eixo. Como resultado, a direção em que o objeto é abordado não determinante e é possível olhar através de pequenas aberturas. Os refletores também podem ser utilizados nas proximidades, sem perda de sinal.
Tempos de resposta curtos Barreiras de luz retrorrefletoras a laser com tempos de resposta de 0,05 ms e um feixe de laser focalizado detetam perfeitamente os objetos mais reduzidos em movimento rápido (diâmetro de 0,1 mm).
Montagem e instruções de configuração
Há um diagrama de reserva de função separado para cada sensor. Visto que a segurança operacional é significativamente influenciada pelas condições ambientais, deve-se garantir que a barreira de luz funcione com a maior reserva de sinal possível.
Barreira de luz sem refletor
SmartReflect
No caso das barreiras de luz com o princípio SmartReflect, o feixe de luz fechado – em contraste com uma barreira de luz refletora ou unidirecional – está situado entre o sensor e, por exemplo, uma peça da máquina. Um objeto interrompe o feixe de luz e aciona a comutação do sensor. O único requisito é que haja um fundo, por exemplo, uma peça qualquer da máquina situada na área de deteção do sensor, que fecha o feixe de luz.
Características e vantagens
Segurança máxima
A deteção de objetos mais segura através do princípio de barreira
Maior segurança do processo, eliminando o refletor como um ponto fraco
Sem comprometer o funcionamento devido a contaminação
Redução dos custos operativos
Economia de tempo durante a montagem, pois não é necessário nenhum refletor/recetor separado
Deixa de ser necessário substituir o refletor regularmente
Não há necessidade de limpeza demorada de um refletor
Montagem e instruções de configuração
A barreira de luz SmartReflect deve ser alinhada com uma peça da máquina dentro da área de deteção. Esta peça da máquina é a seguir aprendida através da programação.
Sensor fotoelétrico de reflexão difusa com supressão de fundo
Sensores fotoelétricos de reflexão difusa com supressão de fundo através do princípio de triangulação avaliam não só a intensidade da luz refletida pelo objeto a ser detetado, como também registam a distância entre o objeto e o sensor. Objetos que têm o tamanho mínimo do feixe de luz e que estão dentro da área de deteção ajustável podem ser detetados independentemente da sua cor e superfície. O sensor fotoelétrico de reflexão difusa com supressão de fundo e fonte de luz laser foi desenvolvido especialmente para aplicações que requerem um posicionamento muito preciso. Graças ao feixe bem agrupado, até mesmo objetos muito pequenos, como as pernas de uma resistência ou fios, podem ser claramente detetados ou contados.
Características e vantagens
Alcance de deteção ajustável O ponto de comutação pode ser ajustado precisamente entre o objeto e o fundo perturbador usando um parafuso de ajuste ou programação.
Bastante independente da cor A área de deteção permanece amplamente constante, mesmo com a mudança de cores dos objetos. Portanto, o reajuste não é necessário. Os objetos em alteração no fundo também não tem influência.
Tamanho de ponto pequeno Sensores a laser podem detetar objetos de até 0,1 mm de tamanho. Sensores com díodos pontuais têm um ponto de apenas 2 mm em foco.
Transmissor de luz vermelha A luz vermelha visível permite um ajuste fácil e visual do sensor para pequenos objetos.
Curto tempo de resposta Objetos pequenos e de movimento rápido são detetados de forma fiável graças ao curto tempo de resposta.
Montagem e instruções de configuração
O sensor fotoelétrico difuso deve estar alinhado com o objeto. O alcance da deteção deve ser definido como uma distância entre o objeto a ser detetado e o fundo. O fundo deve ter pelo menos a distância da redução de alcance de deteção do sensor para o preto atrás do alcance de deteção definido.
Sensor fotoelétrico de reflexão difusa com diferenciação de intensidade
No caso de sensores fotoelétricos de reflexão difusa com diferenciação de intensidade, o transmissor e o recetor estão na mesma caixa. A luz infravermelha, vermelha ou laser emitida é refletida de volta pelo objeto a ser detetado diretamente para o sensor.
A luz que atinge o objeto a ser detetado é, na sua maior parte, refletida de maneira difusa em todas as direções. Uma parte muito pequena desta luz refletida é vista pelo recetor. Se o objeto a ser detetado for refletido suficientemente bem, a luz recebida acionará a comutação do sensor. Como o sensor trabalha com a autorreflexão do material, as propriedades da superfície, a cor e o brilho do objeto têm uma grande influência na distância de comutação.
Características e vantagens
Adequado para diferenciação a preto e branco
Área ativa relativamente grande
O alcance da deteção depende muito das propriedades refletoras da superfície do objeto
Posicionamento e monitorização com apenas um sensor
Fácil instalação
Curto tempo de resposta
Montagem e instruções de configuração
No caso de sensores fotoelétricos de reflexão difusa baseados no princípio de diferenciação da intensidade, o sinal relativo recebido é indicado. Este representa o nível de sinal recebido para um objeto branco em função da distância.
Deteção transparente sem refletor
A deteção transparente sem refletor é baseada no princípio da barreira de luz refletora. O transmissor e o recetor estão colocados na mesma caixa. A luz infravermelha, vermelha ou laser emitida é refletida de volta para o recetor por um refletor triplo ou uma película refletora. Se o objeto interromper o feixe de luz (o sensor não recebe luz), a saída muda de estado.
O filtro de polarização impede que o sensor detete objetos que refletem de forma semelhante ou melhor do que o refletor. Barreiras de luz de reflexão difusa especiais podem ser utilizadas para detetar objetos transparentes.
O filtro de polarização deixa passar apenas uma direção de polarização da luz emitida. O refletor triplo despolariza a luz quando ela é refletida. Parte da luz refletida de volta para o recetor passa pelo segundo filtro de polarização rodado a 90° e é vista pelo recetor.
Características e vantagens
Objetos transparentes Deteção fiável de objetos transparentes, como películas de embalagem, garrafas PET, vidraria.
Filtro de polarização Um filtro de polarização permite que os objetos sejam detetados independentemente da natureza e da cor da superfície. Objetos brilhantes e reflexivos também são detetados de forma fiável.
Montagem e instruções de configuração
O sensor fotoelétrico difuso deve estar alinhado com o objeto. O alcance da deteção deve ser definido como uma distância entre o objeto a ser detetado e o fundo. O fundo deve ter pelo menos a distância da redução de alcance de deteção do sensor para o preto atrás do alcance de deteção definido.
O transmissor e o recetor devem estar alinhados um com o outro. Quanto mais estreito for o ângulo de emissão e receção, maior deve ser a precisão com que isso deve ser feito.